quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Philinus e a Filosofia

Na HQ (história em quadrinhos) da última terça-feira, o Philinus ganhou da mãe um livro de filosofia. Esse é um presente para o qual talvez a maioria das crianças torcesse o nariz.

Mas o Philinus, por ser curioso e gostar muito de ler, parece ter curtido. Quem sabe ele já não tenha ouvido falar alguma coisa sobre filosofia na escola e se interessado? O assunto, no entanto, como veremos nas HQs seguintes, ainda é algo novo para ele.

A palavra filosofia tem origem na Grécia e é composta de duas outras palavras: philo, que significa amor (ou amizade), e sophia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. 

Assim, filosofia expressaria uma ‘amizade pela sabedoria’ ou um ‘amor e respeito pelo saber’.

A história registra que a primeira pessoa a usar essa palavra foi Pitágoras de Samos, um filósofo e matemático que viveu na Grécia, provavelmente, entre os anos 571 a.C. e 496 a.C. Segundo ele, a sabedoria plena e absoluta pertence aos deuses, mas os seres humanos podem amá-la e desejá-la, tornando-se filósofos.

Pitágoras de Samos / Wikimedia Commons

Algum tempo depois, outro filósofo grego chamado Platão – que viveu entre 428 a.C. e 347 a.C. – disse que o amor (philos) pode ser definido como carência, ou melhor, desejo de algo que não se tem. Sendo assim, a filosofia resulta do desejo de procurar sabedoria e o filósofo, ao contrário do que muita gente imagina, não é uma pessoa que sabe tudo, mas alguém que busca continuamente o conhecimento.

Platão / Wikimedia Commons

Certamente o Philinus gosta de conhecer coisas novas e, talvez por isso, não tenha se intimidado diante do “presente de grego” que a mãe lhe deu.

Mas aonde isso vai dar de verdade, só descobriremos com o desenrolar dessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário