quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Todo filósofo é uma criança


Todos nós já fomos criança um dia. E, como toda criança, fizemos muitas perguntas.
“Quem é Deus?”, “Por que chove?”, “De onde eu vim?”, “Por que eu tenho que ir à escola?”, “O que é namorar?”
São tantas perguntas que brotam da cabeça de uma criança que daria para fazer uma grande horta, com pontos de interrogação saindo pelas orelhas como ramas de cenoura!
Mas, por quê?
Por que a criança é esse ser tão curioso e cheio de imaginação? E por que essa curiosidade vai diminuindo na maioria de nós à medida que crescemos?

De maneira geral, a vida adulta é formada de regras rígidas e silenciosas, de verdades um tanto formatadas dentro de visões de mundo muitas vezes impostas por determinados setores da sociedade e – por que não? –, de metas de vida que perseguimos sem sabermos exatamente por quê ou para quê. Estamos tão habituados ao mundo e às coisas que nem paramos para nos perguntar sobre o que vemos, sentimos e acreditamos. Simplesmente seguimos o caminho que a sociedade nos coloca e pronto.

As crianças, por outro lado, não costumam aceitar tão passivamente ‘as regras do jogo’. Elas possuem imaginação, capacidade de se espantar diante de fatos aparentemente banais, vontade de conhecer coisas novas e, principalmente, coragem para perguntar: “POR QUÊ?”. Essas características, não por acaso, definem o filósofo.

Então, quer dizer que toda criança é um filósofo?

Bem, nós, do blog do Philinus, acreditamos que sim e em algo além: acreditamos que todo filósofo deve ser, antes de tudo, uma criança, exatamente por ser ele aquele que cuida de preservar o espírito inquisitivo, crítico e contestador que herdamos da nossa infância. Não é casual, portanto, que os protagonistas da nossa tira sejam crianças.
Aceita um convite para ver tudo isso de perto?
Venha junto com a gente acompanhar e participar das peripécias de Philinus e sua turma.

Este blog vai funcionar assim:

Toda terça-feira, sempre uma tira inédita para você rir e pensar (e compartilhar, claro).

Toda quinta-feira, um texto leve e descontraído para pensarmos juntos a respeito de tudo – da vida, do tempo, do amor e até do próximo filme do Star Wars (ora, vai dizer que entretenimento também não merece um olhar filosófico?).

Seja bem-vindo(a)!

4 comentários:

  1. Parabéns, teacher! Vou acompanhar. Estou ansiosa para ver as tirinhas e os textos reflexivos ;-)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mal posso esperar as terças e quintas! Eba! :))

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, pelas palavras e curiosidade que nos leva a ler e esperar toda semana algo novo.

    ResponderExcluir